
Acção Social :
- Identificação de todos os focos de pobreza nas duas freguesias e delineamento de planos locais de emergência social. Esta será a nossa primeira prioridade para ambas as freguesias).
- Oferta mensal de cabazes com produtos básicos de alimentação e higiene, assim como, ajudas nos pagamentos das contas mensais de serviços básicos essenciais como água ou luz às famílias comprovadamente carênciadas.
- Criação de uma Cantina Social e de uns Banhos Públicos Sociais na Vila do Coronado, que sirvam toda a união das duas freguesias.
- Cantinas escolares abertas todo o ano, inclusivé nos períodos de férias, com fornecimento de refeições gratuitas (almoço e lanche) às crianças mais carenciadas.
- Estabelecimenti de uma rede de identificação e acompanhamento contínuo das pessoas idosas (em especial das mais carenciadas e das que vivem sozinhas).
- Implementação de uma rede local de empréstimos de manuais escolares e oferta de material pedagógico às famílias comprovadamente carenciadas da freguesias.
Emprego :
- Defendemos a manutenção de todos os serviços públicos já existentes nas freguesias e reivindicação de novos serviços públicos de proximidade como por exemplo posto de atendimento dos correios em S. Mamede ou Bancos.
- Manutenção dos Gabinetes de Inserção Profissional nas freguesias.
- Ampliação das competências dos Gabinetes de Inserção Profissional (passando estes a oferecer planos de formação permanentes e enquadrados com as necessidades de formação locais).
- Criação de incubadoras de empresas nas duas freguesias
- Criação de gabinentes de apoio às PME’slocais
- Correcta promoção dos produtos e do artesanato oriundo das freguesias e a realização de eventos periódicos com vista à divulgação e promoção dos mesmos, quer a nível local quer a nível nacional.
Acessibilidades :
- Dar prioridade máxima à repavimentação da estrada nacional 318 que atravessa as duas freguesias.
- Pavimentação do estradão do monte Cabrito e construção de uma correcta ligação à estrada nacional 14 na zona de Lantemil. Após estapavimentação esta deverá ser a via principal de acesso da Vila do Coronado à sede do concelho.
- Executar o arranjo de toda a Rua Vale do Coronado, desde a igreja de S. Romão até ao Largo de Trinaterra.
- Construção de passeios ao longo de toda a nacional 318, em especial em toda a extensão entre a igreja de S. Romão e a Junta de Freguesia de S. Romão.
- Reivindicar a criação de uma rede de transportes públicos urbanos que permita servir as populações destas duas freguesias de transportes públicos frequentes e a custos reduzidos.
- Melhorar a iluminação e a sinalização nas principais vias das freguesias.
Serviços Públicos e Infra-estruturas :
- Zelar pela manutenção de todos os equipamentos e serviços sociais já existentesnas freguesias, a sua expansão e melhoramento contínuos.
- Reivindicar a instação de um polo dos Bombeiros Voluntários da Trofa, aqui na Vila do Coronado. Não faz sentido haver meios em excesso na Trofa e aqui na Vila do Coronado as suas populações estarem privadas de um socorro rápido.
- Reivindicar a instalação de uma Esquadra da GNR na Vila do Coronado (Esta poderia por exemplo partilhar um edifício reabilitado juntamente com os Bombeiros).
- Expansão da rede de água e de saneamento a toda a freguesia.
- Arranjo urbanístico dos espaços públicos já existentes e que se encontram presentemente degradados (por exemplo requalificação do Largo do Cruzeiro e construção de um parque infantil nesse espaço).
- Criação de novos espaços públicos que favoreçam a humanização e o convívio social.
Ambiente :
- Acabar de vez com os maus cheiros que nauseabundam diariamente a Vila do Coronado. Criar uma equipa técnica para o acompanhamento e monitorização contínua da qualidade do ar e dos cursos de água, funcionando em estreita ligação com os serviços do Ministério do Ambiente, na procura de soluções que permitam oferecer uma melhor qualidade do ar e da água.
- Promover a melhoria dos espaços verdes já existentes e a criação de novos espaços verdes, privileginado-se a reposição de vegetação autóctone.
Cultura :
- Promoção e manutenção do Caminho de Santiago
- Criação de um albergue para acolher os caminheiros de Santiago
- Valorização e correcta promoção do trabalho dos artífices locais de arte sacra.
- Criação de um novo espaço cultural de referência na Vila do Coronado, que e que englobe uma biblioteca e um espaço para exposições (por exemplo no espaço da antiga Junta de S. Mamede ou num qualquer edifício emblemático desta Vila que possa ser recuperado para o efeito).
- Promoção e valorização das várias festividades locais, apostando em que se tornem numa referência local.
- Promoção de uma feira anual do Livro na Vila do Coronado,onde seria realizado em simultâneo uma mostra do trabalho dos artífices e artistas locais.
Associativismo :
- Promover, incentivar e apoiar o associativismo local, ampliando as áreas de actuação e a igualdade de tratamento entre as várias associações.