União das Freguesias do Coronado - Programa Eleitoral

Acção Social :

- Identificação de todos os focos de pobreza nas duas freguesias e delineamento de planos locais de emergência social. Esta será a nossa primeira prioridade para ambas as freguesias).

- Oferta mensal de cabazes com produtos básicos de alimentação e higiene, assim como, ajudas nos pagamentos das contas mensais de serviços básicos essenciais como água ou luz às famílias comprovadamente carênciadas.

- Criação de uma Cantina Social e de uns Banhos Públicos Sociais na Vila do Coronado, que sirvam toda a união das duas freguesias.

- Cantinas escolares abertas todo o ano, inclusivé nos períodos de férias,  com fornecimento de refeições gratuitas (almoço e lanche) às crianças mais carenciadas.

- Estabelecimenti de uma rede de identificação e acompanhamento contínuo das pessoas idosas (em especial das mais carenciadas e das que vivem sozinhas).

- Implementação de uma rede local de empréstimos de manuais escolares e oferta de material pedagógico às famílias comprovadamente carenciadas da freguesias.

Emprego :

- Defendemos a manutenção de todos os serviços públicos já existentes nas freguesias e reivindicação de novos serviços públicos de proximidade como por exemplo posto de atendimento dos correios em S. Mamede ou Bancos.

- Manutenção dos Gabinetes de Inserção Profissional nas freguesias.

- Ampliação das competências dos Gabinetes de Inserção Profissional (passando estes a oferecer planos de formação permanentes e enquadrados com as necessidades de formação locais).

- Criação de incubadoras de empresas nas duas freguesias

- Criação de gabinentes de apoio às PME’slocais

- Correcta promoção dos produtos e do artesanato oriundo das freguesias e a realização de eventos periódicos com vista à divulgação e promoção dos mesmos, quer a nível local quer a nível nacional.

Acessibilidades :

- Dar prioridade máxima à repavimentação da estrada nacional 318 que atravessa as duas freguesias.

- Pavimentação do estradão do monte Cabrito e construção de uma correcta ligação à estrada nacional 14 na zona de Lantemil. Após estapavimentação esta deverá ser a via principal de acesso da Vila do Coronado à sede do concelho.

- Executar o arranjo de toda a Rua Vale do Coronado, desde a igreja de S. Romão até ao Largo de Trinaterra.

- Construção de passeios ao longo de toda a nacional 318, em especial em toda a extensão entre a igreja de S. Romão e a Junta de Freguesia de S. Romão.

- Reivindicar a criação de uma rede de transportes públicos urbanos que permita servir as populações destas duas freguesias de transportes públicos frequentes e a custos reduzidos.

- Melhorar a iluminação e a sinalização nas principais vias das freguesias.

Serviços Públicos e Infra-estruturas :

- Zelar pela manutenção de todos os equipamentos e serviços sociais já existentesnas freguesias, a sua expansão e melhoramento contínuos.

- Reivindicar a instação de um polo dos Bombeiros Voluntários da Trofa, aqui na Vila do Coronado. Não faz sentido haver meios em excesso na Trofa e aqui na Vila do Coronado as suas populações estarem privadas de um socorro rápido.

- Reivindicar a instalação de uma Esquadra da GNR na Vila do Coronado (Esta poderia por exemplo partilhar um edifício reabilitado juntamente com os Bombeiros).

- Expansão da rede de água e de saneamento a toda a freguesia.

- Arranjo urbanístico dos espaços públicos já existentes e que se encontram presentemente degradados (por exemplo requalificação do Largo do Cruzeiro e construção de um parque infantil nesse espaço).

- Criação de novos espaços públicos que favoreçam a humanização e o convívio social.

Ambiente :

- Acabar de vez com os maus cheiros que nauseabundam diariamente a Vila do Coronado. Criar uma equipa técnica para o acompanhamento e monitorização contínua da qualidade do ar e dos cursos de água, funcionando em estreita ligação com os serviços do Ministério do Ambiente, na procura de soluções que permitam oferecer uma melhor qualidade do ar e da água.

- Promover a melhoria dos espaços verdes já existentes e a criação de novos espaços verdes, privileginado-se a reposição de vegetação autóctone.

Cultura :

- Promoção e manutenção do Caminho de Santiago

- Criação de um albergue para acolher os caminheiros de Santiago

- Valorização e correcta promoção do trabalho dos artífices locais de arte sacra.

- Criação de um novo espaço cultural de referência  na Vila do Coronado,  que e que englobe uma biblioteca e um espaço para exposições (por exemplo no espaço da antiga Junta de S. Mamede ou num qualquer edifício emblemático desta Vila que possa ser recuperado para o efeito).

- Promoção e valorização das várias festividades locais,  apostando em que se tornem numa referência local.

- Promoção de uma feira anual do Livro na Vila do Coronado,onde seria realizado em simultâneo uma mostra do trabalho dos artífices e artistas locais.

Associativismo :

- Promover, incentivar e apoiar o associativismo local, ampliando as áreas de actuação e a igualdade de tratamento entre as várias associações.