
Acção Social :
- Identificação de todos os focos de pobreza nas duas freguesias e delineamento de planos locais de emergência social, que respondam eficazmente às várias naturezas dascarências detectadas ( não faz sentido gastar-se avultadas quantias nos embelezamentos das freguesias, quando por detrás das portas temos pessoas a passar fome, famílias sem luz ou água, idosos abandonados à sua sorte, crianças subnutridas e sem o material pedagógico necessário nas escolas – esta deve ser a nossa primeira prioridade em qualquer uma das freguesias ).
- Oferta mensal de cabazes com produtos básicos de alimentação e higiene, assim como ajudas nos pagamentos das contas mensais de serviços básicos essenciais como água ou luz às famílias comprovadamente carenciadas da freguesia.
- Criação de uma Cantina Social e de uns Banhos Públicos Sociais que sirvam toda a união das freguesias ( uma cantina social apenas na sede do concelho não passa de uma obra de fachada, pois não responde de igual forma às necessidades de todos os munícipes. É imperativo descentralizar estes serviços, que o desastre do governo PSD e CDS tornaram cada vez mais imprescindíveis em todas as freguesias) .
- Rede de identificação e acompanhamento contínuo das pessoas idosas das Freguesias (em especial das mais carenciadas e das que vivem sozinhas).
- Dinamização de uma rede local de empréstimos de manuais escolares e oferta de material pedagógico às famílias comprovadamente carenciadas da freguesias.
Emprego :
- Defendemos a manutenção de todos os serviços públicos já existentes nas freguesias e reivindicação de novos serviços públicos de proximidade como correios ou bancos.
- Manutenção dos Gabinetes de Inserção Profissional nas freguesias.
- Ampliação das competências dos Gabinetes de Inserção Profissional (passando estes a oferecer planos de formação permanentes e enquadrados com as necessidades de formação locais).
- Criação de incubadoras de empresas nas duas freguesias
- Criação de gabinentes de apoio às PME’slocais
- Correcta promoção dos produtos oriundos das freguesias e a realização de eventos periódicos com vista à divulgação e promoção dos mesmos, quer a nível local quer a nível nacional.
Acessibilidades :
- Melhoria e pavimentação da rede viária já existente e alargamento da mesma nos locais de maior dificuldade, em especial nas ligações à N14 e à N104.
- Pavimentação do estradão do Sanguinhal e a sua ligação á N104 e ao centro das freguesias de Alvarelhos e de Guidões (este deverá ser num futuro próximo a via de acesso preferêncial às duas freguesias)
- Continuar a luta pela defesa do projecto Metro à Trofa e pela manutenção de uma estação para esta união de freguesias.
- Melhoria e ampliação da rede de transportes públicos nas duas freguesias (dotar as áreas mais recônditas e orográficamente mais desfavorecidas das duas freguesias de transportes públicos frequentes, melhorando a mobilidade de todos e especial dos mais idosos).
Serviços Públicos e Infra-estruturas :
- Manutenção de todos os equipamentos e serviços sociais já existentesnas freguesias, a sua expansão e melhoramento contínuos.
- Melhoria dos espaços verdes já existentes nas freguesias e criação de novos espaços verdes e espaços para convívio social.
- Arranjo urbanístico do largo central de Alvarelhos
- Expansão da rede de água e de saneamento a toda a freguesia.
- Conclusão do Centro Comunitário em Alvarelhos (que se encontra parado)
- Construção de um parque infantil no espaço verde existente e presentemente abandonado, na Rua Vasco da Gama em Alvarelhos
Cultura :
- Criação de um Centro Interpretativo do Castro de Alvarelhos, que possa acolher o espólio e os achados do castro (propomos o que se requalifique o solar abandonado na Rua das Cavadinhas e o verdejante espaço verde envolvente, para aí sediar o centro interpretativo do castro e um espaço cultural que poderia ser utilizado para os mais diversos fins e eventos).
- Criação de uma Rota de Arte Sacra que integre o Museu de Arte Sacra de Alvarelhos e os artífices de arte sacra do Coronado (numa sinergia que crie valor para ambas as freguesias) e não concorrência.
- Criação de um novo espaço cultural de referência em Guidões que e que englobe uma biblioteca e um espaço para exposições (por exemplo no espaço da agora antiga Junta).
- Criação de uma rede homologada de percursos pedestres e ciclísticos que explore todas as potencialidades dos espaços dos espaços verdes circundantes, assim como do castro de Alvarelhos.
- Promoção e valorização das várias festividades locais, apostando em que se tornem numa referência local e até nacional os seus dois eventos mais significativos : A feira Franca de Alvarelhos e as marchas de S. João em Guidões.
Associativismo :
- Promover, incentivar e apoiar o associativismo local, ampliando as áreas de actuação e a igualdade de tratamento entre as várias associações.
Estas serão as principais linhas do projecto do Bloco de Esquerda para a União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões.
Estamos convictos que este projecto, vincadamente assente numa postura de esquerda, é a única opção que os Guidoenses, quer os Alvarelhenses têm para quebrar o marasmo e a estagnação que as freguesias de Alvarelhos e Guidões têm estado voltadas à decadas.