Share |

União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões - Programa Eleitoral

Acção Social :

- Identificação de todos os focos de pobreza nas duas freguesias e delineamento de planos locais de emergência social, que respondam eficazmente às várias naturezas dascarências detectadas ( não faz sentido gastar-se avultadas quantias nos embelezamentos das freguesias, quando por detrás das portas temos pessoas a passar fome, famílias sem luz ou água, idosos abandonados à sua sorte, crianças subnutridas e sem o material pedagógico necessário nas escolas – esta deve ser a nossa primeira prioridade em qualquer uma das freguesias ).

- Oferta mensal de cabazes com produtos básicos de alimentação e higiene, assim como ajudas nos pagamentos das contas mensais de serviços básicos essenciais como água ou luz às famílias comprovadamente carenciadas da freguesia.

- Criação de uma Cantina Social e de uns Banhos Públicos Sociais que sirvam toda a união das freguesias ( uma cantina social apenas na sede do concelho não passa de uma obra de fachada, pois não responde de igual forma às necessidades de todos os munícipes. É imperativo descentralizar estes serviços,  que o desastre do governo PSD e CDS tornaram cada vez mais imprescindíveis em todas as freguesias) .

- Rede de identificação e acompanhamento contínuo das pessoas idosas das Freguesias (em especial das mais carenciadas e das que vivem sozinhas).

- Dinamização de uma rede local de empréstimos de manuais escolares e oferta de material pedagógico às famílias comprovadamente carenciadas da freguesias.

 

 

Emprego :

- Defendemos a manutenção de todos os serviços públicos já existentes nas freguesias e reivindicação de novos serviços públicos de proximidade como correios ou bancos.

- Manutenção dos Gabinetes de Inserção Profissional nas freguesias.

- Ampliação das competências dos Gabinetes de Inserção Profissional (passando estes a oferecer planos de formação permanentes e enquadrados com as necessidades de formação locais).

- Criação de incubadoras de empresas nas duas freguesias

- Criação de gabinentes de apoio às PME’slocais

- Correcta promoção dos produtos oriundos das freguesias e a realização de eventos periódicos com vista à divulgação e promoção dos mesmos, quer a nível local quer a nível nacional.

 

Acessibilidades :

- Melhoria e pavimentação da rede viária já existente e alargamento da mesma nos locais de maior dificuldade, em especial nas ligações à N14 e à N104.

Pavimentação do estradão do Sanguinhal e a sua ligação á N104 e ao centro das freguesias de Alvarelhos e de Guidões (este deverá ser num futuro próximo a via de acesso preferêncial às duas freguesias)

- Continuar a luta pela defesa do projecto Metro à Trofa e pela manutenção de uma estação para esta união de freguesias.

- Melhoria e ampliação da rede de transportes públicos nas duas freguesias (dotar as áreas mais recônditas e orográficamente mais desfavorecidas  das duas freguesias de transportes públicos frequentes, melhorando a mobilidade de todos e especial dos mais idosos).

 

Serviços Públicos e Infra-estruturas :

- Manutenção de todos os equipamentos e serviços sociais já existentesnas freguesias, a sua expansão e melhoramento contínuos.

 - Melhoria dos espaços verdes já existentes nas freguesias e criação de novos espaços verdes e espaços para convívio social.

-  Arranjo urbanístico do largo central de Alvarelhos

- Expansão da rede de água e de saneamento a toda a freguesia.

- Conclusão do Centro Comunitário em Alvarelhos (que se encontra parado)

- Construção de um parque infantil no espaço verde existente e presentemente abandonado, na Rua Vasco da Gama em Alvarelhos

 

Cultura :

- Criação de um Centro Interpretativo do Castro de Alvarelhos, que possa acolher o espólio e os achados do castro (propomos o que se requalifique o solar abandonado na Rua das Cavadinhas e o verdejante espaço verde envolvente, para aí sediar o centro interpretativo do castro e um espaço cultural que poderia ser utilizado para os mais diversos fins e eventos).

- Criação de uma Rota de Arte Sacra que integre o Museu de Arte Sacra de Alvarelhos e os artífices de arte sacra do Coronado (numa sinergia que crie valor para ambas as freguesias) e não concorrência.

- Criação de um novo espaço cultural de referência em Guidões que e que englobe uma biblioteca e um espaço para exposições (por exemplo no espaço da agora antiga Junta).

- Criação de uma rede homologada de percursos pedestres e ciclísticos que explore todas as potencialidades dos espaços dos espaços verdes circundantes, assim como do castro de Alvarelhos.

- Promoção e valorização das várias festividades locais,  apostando em que se tornem numa referência local e até nacional os seus dois eventos mais significativos : A feira Franca de Alvarelhos e as marchas de S. João em Guidões.

 

 

Associativismo :

- Promover, incentivar e apoiar o associativismo local, ampliando as áreas de actuação e a igualdade de tratamento entre as várias associações.

 

 

Estas serão as principais linhas do projecto do Bloco de Esquerda para a União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões.

Estamos convictos que este projecto, vincadamente assente numa postura de esquerda, é a única opção que os  Guidoenses, quer os Alvarelhenses  têm para quebrar o marasmo e a estagnação que as freguesias de Alvarelhos e Guidões têm estado voltadas à decadas.