
A TROFA necessita urgentemente de incrementar a qualidade da sua gestão autárquica, de aprofundar a sua democracia local e de melhorar a qualidade e ampliar o número dos seus agentes políticos. Numa óptica de melhoria da democracia na Trofa, o BLOCO DE ESQUERDA TROFA não poderia ficar à margem.
As nossas candidaturas aos orgãos autárquicos Trofenses, são a resposta do Bloco à vontade de mudar dos trofenses. Todos os nossos projectos autárquicos para a Trofa assentam numa matriz comum, onde nos comprometemos com a promoção e reforço de todos os meios de democracia participativa, centrar a nossa intervenção política na defesa da qualidade de vida dos Trofenses no campo económico e social (dando especial atenção para os mais carenciados), promover e incrementar a existência de serviços públicos de qualidade e de acesso universal, denunciar cabalmente a falta de transparência e clientelismo, convergir com toda a Esquerda Democrática, num programa claro, tendo em vista, a derrota das políticas neoliberais levadas a cabo pelos partidos de direita, instalados no poder local.
A candidatura do Bloco De Esquerda, visa oferecer uma resposta alternativa e de esquerda, à justa ambição e vontade de mudar de todos os TROFENSES. Mudar para melhor a vida de todos os TROFENSES.
Bloco de Esquerda Trofa.
COMPROMISSOS DO BLOCO DE ESQUERDA TROFA PARA COM OS TROFENSES :
1. POLITICAS LOCAIS DE COMBATE À CRISE
Esta é a nossa prioridade número um. De nada serve uma cidade bem embelezada ou com muitos eventos públicos, quando por detrás das portas temos famílias a passar fome, pais e jovens sem emprego, idosos sem medicamentos ou crianças sem livros. Esta é uma triste realidade dos tempos da troika a que os municípios terão de dar resposta ao longo dos próximos anos às famílias realmente carenciadas. Comparticipação nas despesas básicas mensais. Comparticipação nos medicamentos. Cantinas e banhos sociais em todas as freguesias. Cantinas escolares abertas todo o ano. Pequeno almoço nas escolas. Transporte escolar gratuito. Manuais escolares gratuitos até ao 12º ano. Bolsa de manuais escolares. Bolsa de móveis e electrodomésticos.
2. COMBATE AO DESEMPREGO
Um desemprego acima dos 23%, muito acima da média nacional, é o principal flagelo do nosso Concelho. É urgente recuperar o empreendedorismo solidário que a Trofa perdeu ao longo dos últimos anos. Criação de Incubadoras de empresas nas freguesias. Manutenção dos GIP. Divulgação das ofertas de emprego no site da autarquia. Combater a deslocalização de empresas para fora do concelho. Redução dos impostos e das taxas municipais para as PME’s. Afectação de parte da receita arrecadada com a derrama e programas locais de estímulo ao emprego. Realização de feiras temáticas. Programas de modernização e de animação do comércio local. Promoção dos produtos e das empresas concelhias.
3. MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES E DA REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS
Queremos uma Trofa com acessibilidades ao nível dos concelhos nossos vizinhos. Defesa incondicional do Metro até à Trofa. Construção de duas travessias de proximidade do Rio Ave. Arranjo e repavimentação das N14, N104 e N318, assim como, de todas as vias degradadas nas freguesias. Pavimentação do estradão do Sanguinhal para melhorar a acessibilidade a Alvarelhos e Guidões. Pavimentação do estradão do Monte Cabrito para melhorar a acessibilidade às freguesias do Coronado. Criação de um serviço de transportes públicos urbanos com preços sociais e que cubra a totalidade do concelho. Sinalização, alargamento e reorganização de toda a rede viária do concelho em especial na cidade da Trofa. Combate à sinistralidade rodoviária. Iluminação total nas estradas nacionais e centro da cidade. Criação de áreas de estacionamento gratuitas no centro da cidade.
4. REABILITAÇÃO E REGENERAÇÃO URBANA
Devolver a Trofa aos Trofenses. Ambicionamos uma nova cidade, com dinâmica e com gente. Reabilitar todo o centro da cidade e área da antiga estação e linha do comboio no centro da cidade. Rejuvenescer a cidade. Desenvolver o comércio local. Ocupar o espaço público com eventos de arte e de cultura. Internet gratuita nas praças e espaços públicos do concelho. Zelar pelos jardins e pela limpeza da via pública. Utilizar verbas do IMI para a implementação de políticas públicas de habitação e de promoção ao turismo. Projectos de reabilitação urbana como fonte de criação de novo emprego, de estímulos para o desenvolvimento de toda a economia local, de casas a preços decentes no centro da cidade. Autarquia pode legalmente tomar posse, requalificar, arrendar e quando recuperar o que gastou, devolver aos legítimos proprietários.
5. DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, PROMOÇÃO DO AMBIENTE DA CULTURA E DESPORTO
Nos tempos difíceis que vivemos é imperativa uma defesa permanente e incondicional dos serviços e bens públicos no concelho. A aposta na expansão dos serviços públicos (em especial no reforço da área social), a valorização do ambiente, a aposta na cultura e os incentivos ao desporto poderão ser factores diferenciadores do nosso concelho no combate à crise. Melhoria da rede de serviços de saúde. Água e saneamento p/ todos a preços decentes. Centro municipal de juventude. Desburocratização de serviço. Forte aposta no ambiente. Criação de novos espaços verdes. Despoluição de rios e ribeiras. Serviços veterinários municipais. Defesa e respeito pelos direitos dos animais. Descentralização da cultura. Ampliação dos horários dos espaços culturais. Apostar no desporto.
6. APROFUNDAMENTO DA DEMOCRACIA LOCAL
Queremos uma nova oportunidade para a Trofa. Queremos que as pessoas participem activamente no desenvolvimento do nosso concelho. Queremos um concelho de pessoas e para as pessoas. Assim defendemos reuniões da Câmara Municipal e da Assembleia municipal abertas ao público e com transmissão via internet.Reforço dos meios de informação ao dispor das oposições e da população. A atribuição de maiores poderes de fiscalização e escrutínio às oposições e aos órgãos deliberativos. Fiscalização contínua na luta pela transparência e pela isenção. Envolver as populações na definição das prioridades colectivas. Consulta cidadã através de referendos locais para projectos que marquem a paisagem urbana e rural do Concelho. Provedor do munícipe. Implementação de orçamentos participativos. Duplicação da verba para o orçamento participativo jovem. Valorizamos a diversidade de imprensa local.
Para uma melhor informação ao nosso projecto autárquico para o Concelho da Trofa, recomendamos a consulta ao nosso programa eleitoral disponível em :
http://issuu.com/be.trofa/docs/projecto_bloco_esquerda_trofa__versao_2___capa_