Share |

Assembleia Municipal - Mónica Pinto da Silva

Aceitei o convite  do Bloco de Esquerda da Trofa, pois tal como o Bloco de Esquerda comungo da ideia de que a Democracia Local é a base de toda a democracia!

Tal como  o Bloco de Esquerda,  sempre assumi a defesa da democracia participativa e de modelos de participação directa dos cidadãos nas políticas autárquicas.

É ao nível local, que a participação dos cidadãos pode e deve ser mais intensa, considerando a proximidade das respostas a dar às populações.

 Um novo e importante desafio coloca-se hoje ao nosso município:

- A abertura a uma nova geração de políticas locais, que assumam uma nova e sólida relação entre a cidadania e o governo autárquico.

Se há domínio gerador de desconfiança dos cidadãos face aos órgãos de poder local é o da opacidade democrática e da carência de fiscalização.

A nossa batalha é aumentar a eficiência, a transparência e a solidariedade na gestão da coisa pública. A Assembleia Municipal é o órgão autárquico por excelência, onde essa batalha deve ser continuamente travada.É o órgão autárquico, mais transparente e aberto à comunidade.

É o órgão autárquico, onde as linhas estratégicas para o nosso concelho são debatidas e votadas abertamente por todos e onde todas as propostas e denúncias são igualmente ouvidas por todos.

No Bloco de Esquerda, conhecemos bem a relevância das competências da Assembleia Municipal, como catalisador para o correcto e democrático funcionamento de um município.

 

Mónica Pinto da Silva